Eterno Eduardo Gonçalves de Andrade, o mito TOSTÃO

A história do maior clube de Minas e também maior time brasileiro do Século XX é marcada por grandes momentos, como também por grandiosos personagens. Ao voltarmos no passado deparamos com jogadores que levaram a torcida celeste ao êxtase, Sorín, Alex, Dida, Marcelo Ramos, Joãozinho, dentre tantos outros foram protagonistas de tal emoção, mas que me perdoem, nenhum deles protagonizou de tal forma como Eduardo Gonçalves de Andrade, conhecido como Tostão.
Tostão nasceu em Belo Horizonte no dia 25 de janeiro de 1947 e desde criança sonhava em ser jogador de futebol, aos sete anos de idade, o menino foi convocado para reforçar o time de varzea de seu bairro que enfrentaria os garotos do Atlético-MG, ainda muito novo e com pouca estatura, Tostão entrou apenas no segundo tempo e parecia sumir no meio dos garotos de 12 a 15 anos, mas o destino reservava algo ao garoto, apesar da pouca idade e pouca estatura Tostão marcou um gol e saiu carregado pelos colegas.
Quando completou 15 anos, o jogador chegou ao futebol de salao do Cruzeiro, em 1961, daí em diante, enxergaram no garoto um futebol de gênio, o América MG tratou de contratar o jogador logo, mas o craque ficou por lá apenas um ano. No ano seguinte voltou a atuar pelo maior de Minas, e ao lado de Dirceu Lopes, formou uma das duplas mais vitoriosas da história do futebol brasileiro.
Na equipe cruzeirense, Tostão ganhou diversos títulos, foi pentacampeao mineiro, além da conquista do Campeonato Brasileiro de 1966, goleando o Santos de Pelé. Seu talento não impressionava apenas os cruzeirenses, mas todo país, o que resultou na sua convocação para a seleção, com a amarelinha tornou-se campeão do mundo em 1970, no México.
Hoje Tostão completa 66 anos de idade e nós Cruzeirenses somos grato, por ter assistido de perto a um dos maiores genios do futebol brasileiro e mundial.

PARABÉNS TOSTÃO E OBRIGADO POR TUDO QUE FEZ POR ESSA CAMISA 5 ESTRELAS.

Anúncios

Deixe um Comentario

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s